Logo
 EXINCÊNDIO
  Solução em sistemas contra incêndio

Início
Serviços
Contato
Dicas
Clientes

           
Os Sprinklers ou SPK como são chamados no jargão profissional, fazem parte de um sistema fixo de combate ao fogo. Assim como os Hidrantes, ficarão permanentemente disponíveis na edificação depois de instalados.
O sistema de SPK deve obedecer a critérios de projeto e dimensionamento especiais para cada tipo de edificação e uso. A rede de água para alimentar os chuveiros é específica para eles, inclusive o sistema de bombas e balanceamento da rede.
Basicamente uma rede de Chuveiros Automáticos é constituída além dos encanamentos, pelos astros que dão o nome ao sistema.
Eles são distribuídos estratégicamente no interior da edificação de forma a cobrir totalmente a área a ser protegida. É como se a cada pequena distância dentro do prédio, tivesse um "mini-bombeiro"  sempre de prontidão para entrar em ação. Eles são ativados automáticamente pelo próprio calor do princípio de incêndio e apenas os que forem atingidos pelo calor é que entrarão em operação. Então, os que não forem aquecidos até a temperatura de acionamento permanecerão fechados, sem desperdiçar água e nem molhar o que não precisa.
Por essa característica esse sistema é chamado de "inteligente" pois é o mais eficaz e racional no combate a incêndio em edificações. Lembrando sempre que o sistema de Sprinklers tem como função o combate ao incêndio em sua fase inicial, de forma a extinguí-lo ou controlá-lo até a chegada do Corpo de Bombeiros.

     
O vídeo abaixo ilustra com clareza o funcionamento e a eficácia do sistema
http://youtu.be/8vz8f3P9eG0