Logo
 EXINCÊNDIO
  Solução em sistemas contra incêndio

Início
Serviços
Contato
Dicas
Clientes

Desde que os humanos decidiram construir edificações cada vez mais altas, os chamados "arranha-céus", tornou-se público e notório que essas edificações podem ser potenciais armadilhas mortais, em caso de incêndio, principalmente aos ocupantes dos andares mais altos.
Além da instalação dos dispositivos de combate a incêndio, como hidrantes, sprinklers e extintores, os principais cuidados para a defesa das pessoas são aplicados às escadas de emergência, pois são a única via de escape em casos excepcionais, bem como a única via de acesso para as equipes de Resgate que vão atender o sinistro.
A legislação brasileira dedica uma instrução técnica (a de nº 13) especialmente ao projeto do sistema de pressurização das escadas de segurança.
As escadas tem que ser projetadas de forma que isolem as pessoas da fumaça e das chamas, com o uso de portas corta-fogo (PCF) bem como possibilitem que os ocupantes respirem ar limpo através do correto dimensionamento do sistema de pressurização. Além da geometria favorável à circulação de ar, usa-se sistemas mecânicos de ventilação com fontes autônomas de energia.
Resumidamente, a pressurização faz com que o ar que está no interior da escada seja empurrado para fora dela através de qualquer abertura, por exemplo as frestas das portas corta-fogo. Essa pressão positiva afasta a fumaça da escada e permite que as pessoas possam respirar, estejam descendo ou subindo.





Sentido do fluxo do ar em série
Fluxo do Ar

Evidentemente pode-se perceber a importância do bom funcionamento das portas corta-fogo para a estanqueidade das escadas, pois se elas não fecharem corretamente quando necessário, a pressurização ficará comprometida, porque os vazamentos vão superar o abastecimento de ar.
As escadas podem oferecer abrigo, porém é um recurso seletivo, pois os idosos, as crianças e as pessoas com dificuldade de locomoção terão dificuldade ou estarão impossibilitadas de usá-las.
Em busca de soluções alternativas, os projetistas têm criado os mais diferentes dispositivos. Alguns de eficácia até duvidosa...
Um que se destaca pela engenhosidade é fornecido pela empresa israelense "Escape Rescue Systems Inc." Esse parece ser um dispositivo mais "democrático", como poderá ser visto assistindo ao filme do lado.










O filme abaixo mostra uma solução inusitada:
http://youtu.be/Xx3Ek_mRvvw